terça-feira, agosto 07, 2012

Entrevista com Renata Ventura, autora de "A Arma Escarlate"


Semana passada foi publicada uma postagem no site Barbas de Merlin contando um pouco sobre Renata Ventura e seu livro, A Arma Escarlate. Você pode conferir aqui.

Acredito que todos os fãs de Harry Potter já imaginaram uma escola de bruxaria perto do lugar onde vivem. Em seu livro, Renata nos mostra que exitem escolas de bruxaria no Brasil, mas que elas não são como Hogwarts, na realidade, as diferenças são bem claras. Não é novidade que nosso país apresenta problemas, principalmente sociais e econômicos. Hugo, o personagem principal, é bruxo e pretende usar seus poderes para resolver uns problemas. Ficou curioso(a)?

Na entrevista abaixo Renata Ventura conta um pouco de sua vida, de sua obra e de seu amor por Harry Potter. Por fim, ela nos informa seus perfis na internet (todos adicionem, sigam e visitem os links) e nos faz um convite - Ela estará todos os dias na Bienal do Livro em São Paulo - e espera que nós, potterheads, façamos uma visita. VAMOS?

Confiram a entrevista e conheçam um pouco mais sobre Renata e seu livro:

1- Qual sua idade? 
27 anos.
   
2- Com quantos anos começou a escrever? 
Eu tinha uns dez anos quando comecei. Escrevi um livro com uma amiga minha, sobre uma conspiração internacional que começava com a explosão de um shopping e apenas duas meninas sobrevivendo – as únicas testemunhas que haviam visto quem plantara a bomba. Era um livro bobinho, mas já foi um começo! Depois, escrevi um outro livro, esse maior, quando eu já era mais velha, mas também não tentei publicá-lo. Serviu como treino! 

3- Você formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio, atualmente você exerce sua profissão? 
Na verdade, eu nunca cheguei a trabalhar com jornalismo. Eu escolhi fazer jornalismo porque era um curso bem geral, que oferecia aulas de sociologia, política, economia, psicologia, etc. Ótimo para quem quer ser escritor! Pela mesma razão agora estou estudando Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas): para entender cada vez mais o Brasil e o mundo! Quanto mais visão crítica eu tiver, mais ricos serão meus livros. É uma das dicas que eu dou para jovens escritores: estudem muito sobre o mundo! 

4- Quando começou a escrever "A Arma Escarlate" e como surgiu essa ideia? 
Comecei a escrever seis anos atrás e levei cinco anos para terminar. Mas prometo que o próximo não vai demorar tanto! rsrs A ideia para “A Arma Escarlate” surgiu quando eu ouvi uma entrevista com a J.K. Rowling em que um fã norte-americano dela lhe perguntava se ela algum dia escreveria um livro sobre uma escola de bruxaria nos Estados Unidos. Ela disse que não, mas que, se ele quisesse, ele podia escrever um! Imediatamente surgiu a ideia de escrever sobre uma escola de bruxaria no Brasil. Só que no Brasil são cinco escolas, não uma, porque o Brasil é um país muito grande! Cada escola tem suas características diferentes e fica em regiões diferentes do país. 

5- J.K. Rowling foi recusada por algumas editoras. Isso aconteceu com você também? 
Se sim, como reagiu a isso? Eu enviei meu livro para várias editoras grandes, mas nenhuma me respondeu. Elas não chegaram a me rejeitar, porque eu nunca recebi uma carta de rejeição. Provavelmente sequer chegaram a ler o livro, porque as grandes editoras recebem centenas de livros por mês para avaliar. Fica quase impossível ler todos. Quando eu enviei meu livro para a Novo Século, no entanto, eles me responderam em uma semana dizendo que queriam publicar! Fiquei muito feliz! 


6- Harry Potter, além de um sucesso na literatura, se tornou um sucesso cinematográfico. Já pensou no fato de seu livro poder virar um filme? 

Seria um sonho realizado! Eu escrevi meu livro imaginando um filme; tenho até alguns atores brasileiros em mente! Ia ser incrível se virasse filme e mais fantástico ainda se escolhessem os atores que eu imaginei. 


7- Com seu livro, você busca atingir a algum público em específico? 
Se possível, todo mundo!  A faixa etária do meu livro é bem elástica e tem agradado tanto jovens de 12 anos quanto adolescentes de 18 e adultos de 40! Estou super feliz com isso. 

8- Do seu ponto de vista, quais as principais semelhanças e diferenças entre Hugo e Harry? 
Hugo é o oposto do Harry. Por ele ter vivido uma vida muito violenta, cercada por ameaças e insegurança, Hugo se tornou um menino arisco, que está sempre na defensiva, que não hesita em atacar quando se vê ameaçado. Quando ele descobre que é um bruxo, ele imediatamente encara sua varinha como uma arma, não como uma ferramenta, e começa a aprender magia para tentar matar o bandido que está ameaçando a família dele. Isso faz dele alguém bem diferente do Harry. Se Hugo tivesse ido para Hogwarts, provavelmente teria entrado na Sonserina. 

9- Você pretende escrever sequências de "A Arma Escarlate"? 
Sim sim. Já planejei 5 livros, com mais um sexto livro só sobre a história do vilão principal, que ainda não aparece no livro 1. 

10- Você tem um personagem favorito em seu livro? Quem é? E por que é o seu favorito?
Tenho sim: o Ítalo, vulgo Capí (de Capixaba). Pelas enquetes no facebook, ele é também o favorito da maioria dos leitores! Isso me deixa muito feliz. Há leitoras querendo pedí-lo em namoro, rsrs. O Capí é um dos personagens mais maduros do livro. Apesar de ter 15 anos, ele é mais responsável até do que muitos professores no colégio, e ele sofre bastante com o pai amargo dele, que não percebe o filho de ouro que tem. 

11- Alguns de seus personagens têm perfil no Facebook. Você acha essa interação com os leitores importante? 
Você mesmo quem administra os perfis? É muito bacana essa interação. No momento, meus personagens têm estado um pouco ocupados com acontecimentos sérios na escola de bruxaria, mas assim que eles arranjarem tempo, eles entram online novamente para bater um papo com os leitores! As conversas são sempre ótimas; leitores e personagens trocam ideias sobre o livro, sobre o futuro, o passado... e até sobre a vida dos leitores! 

12- Sobre Harry Potter: Pelo que se pode perceber você é uma Potterhead, qual seu livro preferido? Qual seu filme preferido? Qual seu personagem preferido? Qual sua casa em Hogwarts? Você acha que J.K. Rowling voltará a escrever ou ela já contou tudo o que tinha pra contar? 
Meus livros favoritos são o 3 e o 5, principalmente pelas presenças dos meus personagens favoritos: Lupin e Sirius. Quanto a filme favorito, acho que eu ficaria com A Ordem da Fênix também, seguido bem de perto pelo Relíquias da Morte – parte 2. Especialmente por causa das cenas com o Snape. Eu adoraria que a J.K. voltasse a escrever, talvez para contar a história dos filhos do trio! Seria incrível! Enquanto isso não acontece, eu vou contando um pouco mais sobre como é o mundo mágico brasileiro! 

13- Divulgue suas páginas [sites, blogs, twitter, facebook] aqui: 
Site oficial do livro: A Arma Escarlate.
Facebook: Renata Ventura.
Twitter: @rpgventura.
Personagens: Caimana; Viny; Capí; A professora substituta, Areta Akilah e Hugo Escarlate (perfil criado pela professora Areta. Hugo não queria). 

14- Sobre a Bienal do livro em São Paulo, o que pode contar a nós? Quais dias estará lá e onde poderemos te encontrar? 
Eu estarei lá todos os dias (do dia 10 ao 19 de agosto), no estande da Novo Século, perto dos estandes da Rocco e da Leya, perto do espaço infantil. 
Se vocês quiserem, podem ir a qualquer dia, ou escolher me visitar nesse primeiro Domingo de Bienal, dia 12, de 19h30 a 20h30, quando eu terei uma mesa só para mim. Mas vocês podem aparecer lá qualquer dia! Adorarei conhecer todos vocês! :-D


4 comentários:

  1. Vc informa bem em , deveria trabalhar em jornal .

    garota-lol.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Eu estou estudando para ser jornalista :D

      Excluir
  2. Muito bom!
    A Renata é uma prova de que ainda se faz boa literatura no pais, e que quem gosta de escrever não deve desistir de seus sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Geraldo :D
      A Renata nos mostra uma grande literatura brasileira. Acredito que quem tem gosto em ler e escrever, jamais deve deixar isso de lado.

      Excluir

Envie sua coruja! Todas bem vindas! Mas por favor... Respeito! Comentários rudes serão simplesmente excluídos sem mais nem menos.